terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gênesis da Igreja Cristã - Capítulo 01

 


Começando do começo. A Igreja de Cristo começou quando os discípulos escondiam-se com medo dos romanos que poderiam matar todos aqueles seguidores do crucificado.
Quero aqui agora abrir um parêntese bem grande. Não é plausível se utilizar de certas comparações com a igreja daqueles dias e a nossa brasileira que não sofre perseguição nem risco de morte. Porque digo isso? Mais a frente terá propósito. Caso você já tenha se lembrado de alguma comparação ridícula, estamos se entendendo.
Quando Jesus ressurgiu e após 40 dias ascendeu os discípulos mais uma vez reuniram-se com o propósito de orar e buscar o que deveria ser feito. O direcionamento veio em Pentecostes e pulando alguns anos, temos várias igrejas organizadas em várias cidades mas com divergências quanto a circuncisão, o que vestir  e o que comer. Hoje existem eu diria mais de uma centena de pontos de discordância que outrora não foram "inventados" ou "revelados" como querem outros .
Abrindo outro parêntese. Igreja e divergências caminham juntas e sempre vão caminhar.
Se fizéssemos um jogo de perguntas entre duas pessoas. Qual seu posicionamento sobre o assunto “x”?  Após poucas perguntas ambas discordariam veementemente e após isso ocorrer várias situações seriam possíveis, dentre elas destaco duas. 1) Você que fique aí com sua posição. Eu vou para outro lugar, procurar aqueles que pensam como eu (e Deus..rsrs). 2) Eu discordo de você mas podemos discutir isto ABERTAMENTE e chegar a um acordo comum? Caso contrário, podemos tentar caminhar por um bem maior mesmo tendo nossos pensamentos diferentes?
Fico a pensar. Seria Deus a favor da discórdia e separação? Ele criou cada um de sua forma e cada  ser vivente passou por experiências irreconsiliáveis que o fazem ser como é.  Fez isto Deus para que nos tornássemos insuportáveis uns para com os outros? Algo não se encaixa.
Existem duas variáveis a se  considerar que são a SOBERBA e LOUCURA em pensamentos e argumentos. 
Para saber quando estamos lidando com elas, pergunte-se: São para cumprir o Amarás teu Deus de todo coração? Amarás teu próximo como a ti mesmo? Caso negativo para uma ou as duas perguntas, afirmo de experiência própria. A possibilidade de diálogo civilizado é pequena e de consenso diria que quase nula.
 "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo." (Tg 1.26-27)
Continua.... 

2 comentários:

  1. Será q Deus fez alguma coisa, daquilo que imaginamos pensar ??? essa é p/ confundir ..hehehe

    ResponderExcluir
  2. Ola Deni!
    Ola gente boa de Jesus!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir